Tendência, é assim que podemos dizer.
Após a Segunda Guerra Mundial o busto “manequim” era muito utilizado apenas pelos Estilistas, momento em que se consolidou a profissão. Era comum os ateliês terem seu próprio busto, afinal todas as roupas eram confeccionadas sobre o manequim através da técnica moulage.
Logo, mulheres refinadas passaram a ter esta peça que apesar de sofisticada, estilosa e decorativa, era também uma garantia de que suas belas vestimentas permanecessem passadas.
Ao longo dos anos, as peças mantiveram seus traços tradicionais, e hoje é possível encontrar em outros países, manequins decorativos mantendo uma linhagem comportada, porém o Ateliê A Designer aperfeiçoou uma linguagem dita como “decorativa e funcional”, fez-se uma releitura sobre a peça trazendo para a cultura brasileira.
E hoje é possível ver que Designer de Interiores, Arquitetos (as) e Decoradores têm especificado este “estilo” diferente e funcional de compor ambientes.
A novela da TV Globo retrata o belo quarto da personagem Giselle, Filha de Ricardo e Branca, que trabalha no ateliê de Marina. No cenário constam 2 tipos de manequins.
A esquerda do casal, ao lado da cama, observamos um manequim em ferro, também conhecido como “aramado” .
Ainda no mesmo cenário, quarto da personagem Giselle, próximo ao seu closet, o Manequim Decorativo com uma estampa florida de fundo amarelo, compondo as cores de forma harmônica com a decoração.
Quer conferir na íntegra este capítulo, assim você não perderá nenhum detalhe desta decoração regada a bom gosto e muito estilo.
http://gshow.globo.com/novelas/em-familia/personagem/giselle.html#cenas/3284127
Fonte: G Show, Rede Globo.